Entendendo o Caminho - Retorno de Ysrael
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Admin
Admin
Admin
Mensagens : 9
Pontos : 556
Reputação : 1
Data de inscrição : 05/12/2022
Idade : 30
https://entendendo-o-caminho.forumeiros.com

Bereshit (No Princípio) - Gênesis 1 Empty Bereshit (No Princípio) - Gênesis 1

Sáb Dez 17, 2022 9:32 pm
O livro de Gênesis, e especialmente os primeiros capítulos, trazem os maiores segredos da bíblia. Nele existem verdades do passado, como também profecias de coisas do presente, e também do futuro. Não se preocupe ao se deparar com textos complexos. Se atente primeiramente ao literal. Com o tempo, se dedicando ao estudo das escrituras, você será capaz de entender as escrituras da forma mais profunda. 


E o mais importante, peça ao Pai e Soberano, para que Ele lhe dê sabedoria e discernimento, para que você compreenda as escrituras.




Gênesis Cap. 1 | NVT
1 No princípio, Deus[1] criou os céus[2] e a terra.


2 A terra era sem forma e vazia, a escuridão cobria as águas profundas, e o Espírito de Deus se movia sobre a superfície das águas.


3 Então Deus disse: “Haja luz”, e houve luz.


4 E Deus viu que a luz era boa, e separou a luz da escuridão.


5 Deus chamou a luz de “dia”[yum] e a escuridão de “noite” [layla]. A noite passou e veio a manhã, encerrando o primeiro dia.


6 Então Deus disse: “Haja um espaço entre as águas, para separar as águas dos céus das águas da terra”.


7 E assim aconteceu. Deus criou um espaço para separar as águas da terra das águas dos céus.


8 Deus chamou o espaço de “céu”[shamayim]. A noite passou e veio a manhã, encerrando o segundo dia.


9 Então Deus disse: “Juntem-se as águas que estão debaixo do céu num só lugar, para que apareça uma parte seca”. E assim aconteceu.


10 Deus chamou a parte seca de “terra” e as águas de “mares”. E Deus viu que isso era bom.


11 Então Deus disse: “Produza a terra vegetação: toda espécie de plantas com sementes e árvores que dão frutos com sementes. As sementes produzirão plantas e árvores, cada uma conforme a sua espécie”. E assim aconteceu.


12 A terra produziu vegetação: toda espécie de plantas com sementes e árvores que dão frutos com sementes. As sementes produziram plantas e árvores, cada uma conforme a sua espécie. E Deus viu que isso era bom.


13 A noite passou e veio a manhã, encerrando o terceiro dia.


14 Então Deus disse: “Haja luzes no céu para separar o dia da noite e marcar as estações, os dias e os anos.


15 Que essas luzes brilhem no céu para iluminar a terra”. E assim aconteceu.


16 Deus criou duas grandes luzes: a maior para governar o dia e a menor para governar a noite, e criou também as estrelas.


17 Deus colocou essas luzes no céu para iluminar a terra,


18 para governar o dia e a noite e para separar a luz da escuridão. E Deus viu que isso era bom.


19 A noite passou e veio a manhã, encerrando o quarto dia.


20 Então Deus disse: “Encham-se as águas de seres vivos, e voem as aves no céu acima da terra”.


21 Assim, Deus criou os grandes animais marinhos e todos os seres vivos que se movem em grande número pelas águas, bem como uma grande variedade de aves, cada um conforme a sua espécie. E Deus viu que isso era bom.


22 Então Deus os abençoou: “Sejam férteis e multipliquem-se. Que os seres encham os mares e as aves se multipliquem na terra”.


23 A noite passou e veio a manhã, encerrando o quinto dia.


24 Então Deus disse: “Produza a terra grande variedade de animais, cada um conforme a sua espécie: animais domésticos, animais que rastejam pelo chão e animais selvagens”. E assim aconteceu.


25 Deus criou grande variedade de animais selvagens, animais domésticos e animais que rastejam pelo chão, cada um conforme a sua espécie. E Deus viu que isso era bom.


26 Então Deus disse: “Façamos o ser humano à nossa imagem; ele será semelhante a nós[3]. Dominará sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, sobre todos os animais selvagens da terra e sobre os animais que rastejam pelo chão”.


27 Assim, Deus criou os seres humanos à sua própria imagem, à imagem de Deus os criou; homem e mulher os criou.


28 Então Deus os abençoou e disse: “Sejam férteis e multipliquem-se. Encham e governem a terra. Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que rastejam pelo chão”.


29 Então Deus disse: “Vejam! Eu lhes dou todas as plantas com sementes em toda a terra e todas as árvores frutíferas, para que lhes sirvam de alimento.


30 E dou todas as plantas verdes como alimento a todos os seres vivos: aos animais selvagens, às aves do céu e aos animais que rastejam pelo chão”. E assim aconteceu.


31 Então Deus olhou para tudo que havia feito e viu que era muito bom. A noite passou e veio a manhã, encerrando o sexto dia.




1. hebraico אלהים (Elohyim), cujo significado pode ser: Poderes, Poderosos, Elevados, Altos. Como plural majestático pode significar: Mais Poderoso (Poderosíssimo), Mais Elevado (Elevadíssimo), Mais Alto (Altíssimo).


2. hebraico שמיים (shamayim), cujo significado é: águas elevadas.


3. Muitos acreditam que essa afirmação se dá devido a pluralidade do Altíssimo. Porém o livro dos Jubileus atesta que, durante a criação, o Altíssimo era assistido por anjos, e essa frase foi direcionada a eles (capítulos 2 e 3).
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos